quinta-feira, 27 de maio de 2010

Conclusões relativas à experiência 2



Há duas conclusões que podemos tirar directamente dos resultados obtidos:
 A alimentação 2 vezes por dia favorece o crescimento dos guppies comparativamente á alimentação 1 vez por dia (gráfico do aq.2 e aq.3)
 A manutenção da temperatura da água no intervalo 25ºC 28ºC favorece ligeiramente o crescimento dos alevinos em comparação com a temperatura ambiental (inferior a 25ºC). (gráfico aq.1 e gráfico aq.3)
 Pela junção das duas conclusões anteriores podemos prever que com alimentação bidiária aliada a uma temperatura ideal entre os 25 e 28ºC seriam obtidos guppies ainda mais desenvolvidos do que os do aq.2.
Pela comparação dos resultados do aq.1 e do aq.2 e do controlo podemos também concluir que a alimentação bidiária favorece mais notoriamente o crescimento dos alevinos do que a temperatura no intervalo 25-28ºC.
 A curva de crescimento de referência foi elaborada por um criador de guppies brasileiro que alimenta os seus alevinos 5 vezes por dia, como os seus guppies apresentam desenvolvimento mais rápido que os nossos podemos pressupor que 3,4 e 5 vezes alimento por dia irão corresponder a cada vez maior crescimento dos alevinos.


Críticas à experiência 2

1. Com a chegada da Primavera, a temperatura ambiental aumentou e por isso o Aquário 2 e 3 atingiram o intervalo de temperatura do aquário 1, ficando os alevinos do aquário 1 nas mesmas condições que o aquário 3;

2. Devido à falta de meios técnicos, não existe filtração constante;

3. Esporadicamente, a temperatura do aquário 1 atingiu valores fora do intervalo estipulado;

4. Na distribuição de alevinos pelos aquários era impossível distinguir os sexos, daí não podermos garantir que existam o mesmo número de machos e fêmeas nos aquários;

5. Poderíamos obter melhores resultados se os alevinos fossem alimentados com alimento vivo, o que requer meios económicos, tempo e espaço.

Finalização da experiência 2

A 20 de Maio concluímos o nosso trabalho com uma apresentação a toda a turma e a alguns convidados, o Biólogo António Vieira e o Professor Luís Vidal, demonstrando todo o trabalho realizado ao longo do ano lectivo.



terça-feira, 18 de maio de 2010